Tuberculose é tema de capacitação para profissionais da saúde em Alto Araguaia

Capacitação envolveu todos os profissionais das cinco unidades da rede municipal entre médicos, enfermeiros e agentes de saúde

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Tuberculose é tema de capacitação para profissionais da saúde em Alto Araguaia

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose neste sábado (24), os profissionais da saúde do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) participaram, na sexta-feira (23), de uma capacitação de como identificar uma das doenças mais antigas que atinge a humanidade. O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF) e aconteceu na Câmara de Vereadores.

A capacitação envolveu todos os profissionais das cinco unidades da rede municipal entre médicos, enfermeiros e agentes de saúde. Durante palestra com a médica Sandra Regina Magalhães Rezende, lotada na UBS Celso Siqueira França, foram abordados os sintomas, o contágio e a forma de tratamento da doença.

A cidade contabiliza quatro casos diagnosticados e em tratamento. Os números são da Coordenação de Combate à Tuberculose. “A tuberculose é uma doença milenar e ainda atinge muitas pessoas. Atualmente são quatro casos notificados, sendo um no PSF da Gabiroba, outro na UBS Celso Siqueira França, na UBS Vanessa Welter e no PSF Ondino Rodrigues Lima. Todos os pacientes já estão em tratamento”, disse Daiane da Costa Nunes, coordenadora do programa.

O treinamento, segundo ela, capacita os profissionais da saúde e reforça o combate à doença no município. “É treinamento é de suma importância para a saúde pública e para nós [profissionais da saúde]. A tuberculose é uma doença que tem cura, basta tomar a medicação de forma correta e adequada. O treinamento vem justamente para aprimorar a identificação da doença”, destaca.

Organizado pelo NASF, o treinamento teve como objetivo levar capacitação aos profissionais. “O objetivo com o treinamento é que todos nós [profissionais da saúde] tenhamos a responsabilidade de entender que a tuberculose é gravíssima. Alto Araguaia possui alguns casos e reunimos todos os profissionais para um trabalho de conscientização e de cura. O número é baixo, mas é preocupante. O mais importante é a capacitação. O encontro foi muito proveitoso, principalmente com a ampla participação dos profissionais da saúde, que estão preocupados com essa problemática em nossa cidade”, ressaltou Neusa Maria Alves de Oliveira, psicóloga do NASF.

A secretária de Saúde de Alto Araguaia, Manoela Nunes de Souza, explicou que capacitações como a de sexta-feira vão se tornar rotina para ampliar o atendimento à comunidade e dos serviços públicos. “A treinamento objetiva a melhoria do controle da tuberculose no município, o fortalecimento da estratégia de diagnóstico precoce, com tratamento supervisionado e oportuno”, destaca.